sexta-feira, 20 de maio de 2016

Exemplos : Cbers-4 e Landsat-8

Boa tarde pessoal,

Agora é apenas um pequeno post para divulgar umas amostras destas imagens Cbers-4 e Landsat-8.


No plugin de PDI do TerraAmazon temos a opção de adicionar "Displays de visualização" para podermos visualizar simultâneamente o conteúdo de Vistas diferentes, proporcionando assim realizar comparações entre as imagens. 

Nestes exemplos abaixo utilizei a ferramenta "Link" para que a seleção de área feita em um display fosse replicada no outro display.

CBERS - 4

 Escala em 1:5000.


LANDSAT - 8

                                                                       Escala em 1:20000.



Fusão de Imagens

Assim que possível faço um novo post para mostrar a técnica de fusão de imagens que permite adicionar cores as imagens pancromáticas, obtendo excelentes resultados.

abraços.

Detalhes Técnicos: CBERS-4 e LANDSAT-8


Boa tarde pessoal,

Dando continuidade aos posts com informações sobre imagens orbitais gratuítas venho apresentar mais dois resumos, desta vez com as principais características das imagens Cbers-4 e Landsat-8.

CBERS - 4

O Programa CBERS nasceu de uma parceria inédita entre Brasil e China no setor técnico-científico espacial. Com isto, o Brasil ingressou no seleto grupo de Países detentores da tecnologia de geração de dados primários de sensoriamento remoto. 

Especificações Técnicas.

As cargas úteis do CBERS-4 compõem-se de todos os instrumentos diretamente relacionados com a aquisição dos dados científicos ou relacionados à missão do satélite.

São:

a) Câmera Pancromática e Multiespectral (PAN),
b) Câmera Multiespectral Regular (MUX),
c) Imageador Multiespectral e Termal (IRS),
d) Câmera de Campo Largo (WFI),
e) Dois Transmissores de Dados de Imagem (MWT para a MUX e a WFI, e PIT para a PAN e o IRS),
f) Gravador de Dados Digital (DDR),
g) Sistema de Coleta de Dados (DCS)
h) Monitor do Ambiente Espacial (SEM)

No que tange aos sistemas imageadores, o Brasil é responsável pelas câmeras MUX e WFI, enquanto a China é responsável pelos IRS e PAN. Essa divisão de responsabilidade estende-se aos demais sistemas e também aos custos de toda a missão, que é de 50% para cada país. Os quatro imageadores conferem aos CBERS-3/4 uma complexidade em termos de imageamento. Ao mesmo tempo, esses imageadores complementam-se e fornecem aos usuários uma gama de atributos muito interessante.


Sumário das características das Câmeras dos CBERS-4.



Câmera Pancromática e Multiespectral (PAN) 

A câmera PAN tem uma faixa de imageamento de 60 km. 

Para que se cubra totalmente o equador serão necessários dois ciclos de 26 dias, levando a resolução temporal regular do PAN para 52 dias.
Como mostram as informações anteriores, esta câmera é a de melhor resolução espacial a bordo dos CBERS-4, com 5 metros na banda pancromática e 10 metros nas multiespectrais.


Câmera Multiespectral Regular (MUX) 

Esta câmera é uma nova versão da Câmera de Alta Resolução CCD de 20m do CBERS-1, CBERS-2 e CBERS-2B. 
A câmera MUX é feita no Brasil e sua principal função é manter a continuidade dos imageamentos feitos pelos três CBERS anteriores.
É o sensor que assegura o recobrimento global pelo CBERS numa resolução espacial padrão a cada 26 dias.


Imageador Multiespectral e Termal (IRS)

Este imageador por varredura mecânica é uma atualização do Imageador por Varredura de Média Resolução do CBERS-1 e 2.
Sua resolução espacial passa para 40 metros nas bandas pancromática e do SWIR (infravermelho de ondas curtas) e para 80 metros na banda termal.
Há uma expectativa de que a disponibilidade de bandas na região do SWIR venha trazer um grande interesse para uso deste sensor.
Agora, que está com uma resolução espacial muito melhorada e próxima daquela do TM/Landsat, é esperado que as aplicações típicas do Landsat passem a utilizar também imagens do IRS. 


Câmera de Campo Largo (WFI) 

Esta câmera também é brasileira e é uma atualização da Câmera Imageadora de Amplo Campo de Visada (WFI) dos satélites CBERS-1, 2 e 2B
A WFI (Câmera de Campo Largo) tem a propriedade de fazer rápidas revisitas a certa área – em geral em menos de cinco dias.

Passou a ter um verdadeiro caráter multiespectral e sua resolução passou para 64 metros no nadir, sem perder a capacidade de rápida revisita, pois manteve um grande campo de visada. 


LANDSAT-8

O  Programa Landsat foi iniciado em 1972. Com resolução  de 15 m no PAN e 30 m no MS, o Landsat 8 é um grande clássico no setor de Observação da Terra e  permite gerar imagens de 15 m coloridas por fusão digital. Sua riqueza espectral  e a ampla abrangência de cada cena, é a solução padrão para trabalhos até a escala 1:25.000.

Informações

Licença: As imagens Landsat-8 são gratuitas;

Acervo: O satélite Landsat-8 entrou em operação em 2013, logo só existem imagens em acervo a partir do segundo semestre deste ano
.
Resolução Radiométrica: As imagens Landsat-8 são entregues em 16 Bits

Projeção das Imagens: Projeção UTM, Datum WGS 1984;

Reprojeção: As imagens Landsat-8 são orientadas ao norte verdadeiro, sendo necessário reprojetá-las. Isso quer dizer que, em vez de receber uma cena Landsat-8 na Projeção/Datum WGS1984 UTM Zone 23S, você vai receber uma cena Landsat-8 na Projeção/Datum Datum WGS1984 UTM Zone 23 N;

Período de Revisita do satélite Landsat-8: 16 dias

Específicações Técnicas

• A plataforma Landsat-8 opera com dois instrumentos imageadores: Operacional Terra Imager (OLI) e Thermal Infrared Sensor (TIRS). Produtos OLI consistem de nove bandas multiespectrais com resolução espacial de 30 metros (bandas de 1 a 7 e 9). As faixas térmicas do instrumento TIRS são úteis no fornecimento de temperaturas de superfície mais precisas e os dados são coletados no pixel de 100 metros.

• A banda 8 do instrumento OLI é a pancromática. Possui resolução espacial de 15 metros.

• A banda 1 (ultra-azul) é útil para estudos costeiros. A banda 9 é útil para a detecção de nuvens.

• O tamanho aproximado da cena Landsat-8 é de 170 km ao norte-sul por 183 km a leste-oeste.


Abaixo seguem as características espectrais dos instrumentos imageadores OLI e TIRS.





Clique no link abaixo para ler o post do satélite Sentinel 2A, com imagens RGB de 10m gratuítas.


abraços e até o próximo post!